Outubro Rosa: 8 dicas para se proteger do câncer de mama

Outubro Rosa: 8 dicas para se proteger do câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres.

Com cerca de 29,7% dos novos casos, somando mais de 66 mil diagnósticos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer. E o mais interessante: as mulheres que vivem no Sul e Sudeste do país apresentam as maiores taxas de incidência e mortalidade. A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para reduzir esses números. Adotar hábitos saudáveis também pode fazer toda a diferença. Confira, a seguir, medidas simples que podem reduzir o risco de desenvolver a doença.

 

1. Alimentação Balanceada

Uma alimentação saudável pode reduzir o risco de câncer em até 30%. Isso é um número significativo! Adicionar mais frutas, verduras e grãos integrais no seu cardápio é um passo simples, mas poderoso. Alimentos ricos em fibras ajudam na regulação hormonal e na saúde intestinal, impactando diretamente na prevenção do câncer de mama.

2. A Importância da Atividade Física

Estudos apontam que 150 minutos de exercício moderado por semana podem reduzir o risco de câncer de mama em até 25%. E não se trata só de exercícios intensos: atividades leves, como alongamento ou yoga, também ajudam a equilibrar os hormônios e a fortalecer o sistema imunológico.

3. Saúde Mental

Estudos mostram que o estresse crônico está relacionado ao aumento dos níveis de cortisol, um hormônio que, em excesso, pode suprimir o sistema imunológico e aumentar a inflamação no corpo. Dedicar-se a momentos de relaxamento e lazer, como meditação, yoga ou hobbies que promovam o equilíbrio emocional, ajudam a manter o sistema imunológico forte e a prevenir doenças.

4. Exames Regulares

A prevenção começa com a detecção precoce. Realize consultas médicas periódicas e mantenha em dia seus exames de rotina, como a mamografia. A recomendação é que, a partir dos 40 anos, ela seja feita anualmente.


  1. Realize autoexames
    Estar atenta aos sinais do corpo é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Fique de olho em sintomas como:
  • Caroços (nódulos), geralmente endurecidos, fixos e indolores;
  • Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja;
  • Mudanças no mamilo, incluindo retração ou secreção espontânea;
  • Presença de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.


6. Aumente o Consumo de Alimentos Ricos em Ômega-3

O ômega-3, encontrado em alimentos como salmão, sardinha, chia e linhaça, é uma gordura com propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir para a proteção contra o câncer de mama. Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute revelou que mulheres com níveis mais altos de ômega-3 no sangue apresentaram um risco 14% menor de desenvolver câncer de mama. 

 

7. Consuma azeite extravirgem

O azeite é rico em vitamina E e polifenóis, dois compostos que têm um potente efeito antioxidante e anti-inflamatório, atuando na prevenção do câncer de mama de maneira natural e eficaz. Estudos mostram que o consumo regular de azeite extravirgem pode proteger as células contra os danos causados por radicais livres, que estão relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas.


8. Durma Bem

A falta de sono crônica pode desregular os hormônios e enfraquecer o sistema imunológico, aumentando em até 20% as chances do aparecimento do câncer de mama. Estudos apontam que dormir entre 7 a 8 horas por noite ajuda a regular os níveis de melatonina, um hormônio que tem propriedades antioxidantes e ajuda a proteger o DNA das células.


Voltar para o Artigos