Oi! Sou Glenda Haas, diretora da Lagar H, e hoje quero contar um pouco da minha trajetória. Vem comigo?
O desejo de produzir azeites de alta qualidade está presente na minha família há bastante tempo. Desde que compramos uma fazenda em Cachoeira do Sul (RS), em 2000, meu pai, Willy Haas, já falava sobre cultivar oliveiras na propriedade. Mas, naquela época, a produção de azeitonas era praticamente inexistente no Brasil e os estudos sobre o cultivo eram bem limitados. Então, o recomendável era apostar na plantação de pêssegos.
Mas sabe quando uma ideia não sai da sua cabeça? O desejo de plantar oliveiras ficou ali, amadurecendo. Em 2013, quando decidi deixar a advocacia e mudar de carreira, percebi que aquele antigo sonho de cultivar essas árvores centenárias poderia, enfim, sair do papel. Foi um momento especial: outras fazendas também começaram a plantar seus primeiros pés de oliveira, o que me deu ainda mais confiança para seguir esse caminho.
Desde meu primeiro curso de extração de azeites, em 2013, venho colecionando aprendizados. Foram dezenas de viagens, pesquisas e especializações em lugares como Estados Unidos, Itália e Portugal. E foi em 2013 também que conheci o Gil Lourosa, um agrônomo talentoso, de Caxias do Sul, que se tornou meu braço direito nas operações do olival.
Desde a nossa primeira colheita, o Lagar H não parou de crescer. Hoje, são mais de 28.000 oliveiras plantadas, sendo que 16.000 já estão em produção com 8 varietais diferentes: Koroneiki, Arbequina, Manzanilla, Arbosana, Picual, Coratina, Frantoio e Grappolo. Nossa equipe é composta por 16 funcionários, divididos entre São Paulo e Cachoeira do Sul.
Foram muitos desafios, mas também muitas conquistas — nossos azeites contam com mais de 70 prêmios, o que enche meu coração de alegria e me faz acreditar cada vez mais no que fazemos. Além disso, já temos mais de 30 chefs de cozinha que usam Lagar H em suas receitas. É orgulho, que diz?
Espero que tenha gostado de conhecer um pouquinho da minha história. O Lagar H é muito mais que um azeite; é um sonho realizado, um legado de amor e dedicação de uma família inteira!
Com carinho,
Glenda Haas
Azeitóloga e Diretora do Lagar H